Precificação de Produtos Alimentícios: Como precificar os pratos da forma correta
A precificação de produtos alimentícios se apresenta como um dos principais desafios encontrados na gestão de um bar ou restaurante. Afinal, o preço de venda dos pratos incide diretamente no lucro apresentado.
No entanto, ainda é possível encontrar diversos empreendedores com dúvidas sobre o processo de precificação.
Deste modo, a fim de adotar estratégias de
precificação de produtos alimentícios assertivas, é necessário levar uma série de fatores em consideração. Um dos principais exemplos se apresenta como os custos de um bar ou restaurante.
Sendo assim, o que você acha de ter à disposição um guia para compreender melhor como precificar os produtos de um negócio? Acompanhe este artigo até o final e descubra como definir o preço de venda de forma assertiva.
Leia também:
Recuperação Tributária para Bares e Restaurantes: É possível recuperar impostos pagos a mais?
Qual é a importância da precificação de produtos alimentícios?
Após decidir abrir um bar ou restaurante, um empreendedor encontra diante de si uma série de responsabilidades. Sendo que uma das principais é a definição do preço de venda de cada um dos seus pratos.
O foco por trás da
precificação de produtos alimentícios é fazer com que os recursos obtidos por meio das vendas seja capaz de cobrir todos os seus gastos. O que permite que um negócio se mantenha no mercado.
Além disso, a correta precificação também é fundamental para que um negócio tenha lucro ao final de um mês.
É o que permite que um negócio possa manter a sua saúde financeira e, assim, ganhar uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes. No entanto, como ser assertivo na
precificação de produtos alimentícios
ainda é uma dúvida em comum.
Portanto, continue a sua leitura para descobrir melhor como definir o preço de venda de forma assertiva.
Como ser assertivo na precificação de produtos alimentícios?
Todo e qualquer empreendedor, quando decide abrir um bar ou restaurante, tem como um dos principais objetivos obter lucro, certo?
No entanto, na gestão de uma empresa, é necessário levar em consideração que
nem todo dinheiro obtido por meio das suas vendas é considerado lucro. Afinal, são vários os custos e despesas que precisam ser pagos.
Ou seja, cada prato, independentemente de qual for, possui um custo de preparo. É necessário levar em consideração os ingredientes, a mão de obra e todos os outros gastos envolvidos na manutenção de um negócio.
No momento de definir a
precificação de produtos alimentícios, é necessário que o empreendedor leve alguns fatores em consideração. Confira a seguir quais são:
- Custos;
- Despesas;
- Margem de Lucro.
A seguir, compreenda cada um dos itens acima e descubra como eles influenciam no preço de venda dos seus pratos.
Confira também o nosso artigo:
CNPJ para médicos: Vale a pena para o profissional da saúde trabalhar como Pessoa Jurídica?
Custos Fixos
Os custos fixos de um bar ou restaurante são todos os gastos que movimentam o caixa de mês a mês. Ou seja, eles são fixos, independentemente da produção apresentada. Confira a seguir alguns dos principais exemplos:
Energia elétrica;- Internet;
- Aluguel;
- Pagamento de funcionários.
Despesas Variáveis
As despesas variáveis, diferentes do item anterior, não são fixas, e influenciam diretamente no lucro obtido por um bar ou restaurante. Veja:
- Pagamento de comissões;
- Manutenção de equipamentos;
- Entre outros.
Além disso, confira também o nosso artigo:
Pensando em abrir um comércio? Veja algumas dicas para ir pelo caminho certo.
Margem de Lucro
A margem de lucro se apresenta como um percentual, adicionado aos custos totais de um produto, formando assim o seu preço de venda e definindo a porcentagem de lucro que será obtido por meio da venda.
Deste modo, uma das fórmulas que podem ser utilizadas para definir o preço de venda de produtos alimentícios seria:
Custos + Despesas + Margem de Lucro = Preço de Venda
Agora que você já compreendeu alguns aspectos importantes sobre o processo de precificação, chegou a hora de colocar em prática!
Portanto, no momento de fazer a
precificação de produtos alimentícios, é de extrema importância contar com o suporte de um serviço especializado. Assim, você terá o auxílio de profissionais com experiência no assunto!
Neste momento, tenha à sua disposição os serviços da Gestão Contadores. Contamos com uma equipe de profissionais qualificada para atender todas as demandas da sua empresa. Somos os parceiros ideais do seu negócio.
Aproveite para
entrar em contato conosco e descobrir como os nossos serviços podem ajudar a sua empresa! Dispomos de um atendimento 100% humanizado para atender todas as suas necessidades apresentadas.
Não se esqueça também de seguir as nossas
redes sociais e acessar o nosso
blog para conferir outros conteúdos!
Contate-nos


